Laboratório Multiusuário de Apoio à Pesquisa em Nefrologia e Ciências Médicas – LAMAP

História do LAMAP

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense é um tradicional núcleo de excelência no atendimento e ensino médicos na região de Niterói há muitos anos, atuando principalmente no âmbito do Hospital Universitário Antonio Pedro (HUAP). Recentemente, um grande esforço tem sido feito no sentido de apoiar e incentivar atividades científicas em nossa instituição. Nesse contexto, o Laboratório Multiusuário de Apoio à Pesquisa em Nefrologia e Ciências Médicas (LAMAP) foi concebido como uma área nas dependências do HUAP dedicada à investigação clínica e experimental com o objetivo principal de apoiar os cursos de pós-graduação da área médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense. O LAMAP dispõe de área física distribuída em cerca de 380 me trata-se de um laboratório multiusuário, multidisciplinar que prioriza pesquisa aplicada e translacional incluindo utilização de modelos experimentais.

Uma estrutura de laboratórios dedicada à investigação é uma necessidade identificada pela comunidade e pela CAPES há muitos anos, mas que só recentemente se transformou em realidade através de uma articulação da Pro-Reitoria de Pesquisa Pós-Graduação e Inovação (Proppi), viabilizando a entrega desta importante estrutura de pesquisa. O LAMAP está projetado para atender às diversas especialidades médicas e cirúrgicas envolvidas com pesquisa na nossa escola médica, constituindo recurso de inestimável valor para os cursos de pós-graduação permitindo formação científica da mais alta qualidade técnica dos estudantes. Seu caráter multidisciplinar e multiusuário permitirá amplificação do uso de equipamentos e materiais com definitiva otimização dos recursos alocados ao setor.

O LAMAP, dentro de um conceito de integração, tem por finalidades:

1. Dar suporte técnico-científico aos cursos de pós-graduação Stricto Sensu da Faculdade de Medicina da UFF;
  2. Apoiar, como laboratório associado, projetos oriundos da Unidade de Pesquisa Clínica do Hospital Universitário Antonio Pedro (HUAP);
  3. Estimular a formação de pesquisadores;
  4. No âmbito da graduação, servir de campo de aprendizagem e treinamento para estudantes de Iniciação Científica;
  5. Gerar produção científica e promover captação de recursos públicos e privados para financiamento e a promoção de sua auto-sustentabilidade.